É preciso sair do Brasil para aprender inglês?

É preciso sair do Brasil para aprender inglês?

Hello there!

Você já ouviu alguém dizer que para aprender inglês é necessário estudar ou morar fora do Brasil e que somente assim você vai ser expert na língua?

É fato que vivenciar uma nova cultura e visitar lugares diferentes é algo muito compensador. Porém, nem todo mundo tem tempo ou dinheiro para investir neste tipo de intercâmbio.  Neste contexto, como então podemos aprender inglês em um país que não tem este idioma como primeira língua?

A resposta é simples: para se aprender um novo idioma é necessário “mergulhar” e criar situações em que se tenha contato DIÁRIO com a língua. Se você não se expor a conversar, ouvir, ou seja, se comunicar em inglês, com frequência, o tempo para chegar à fluência se estende.

Hoje em dia, a demanda do mercado para que falemos inglês é muito grande. O mundo corporativo não espera por 2 ou mais anos para você aprender a se comunicar. Precisamos estar preparados quando a oportunidade chegar.

Por isso, vou listar aqui algumas coisas que você pode fazer para conseguir melhorar seu inglês:

  1. OUVIR MUITO ÁUDIO. Esta é uma das principais dicas. A sua pronúncia melhora, ganha vocabulário e consequentemente o seu speaking, que é a habilidade em falar, se aprimora. Isso pode incluir podcasts, videos, filmes e ouvir nativos conversando em diversas situações. A internet facilita muito o acesso dessas mídias.
  2. PRATICAR SITUAÇÕES REAIS. Quando nos expomos para pedir informação, comida no restaurante, o preço de uma roupa em uma loja, apresentar-se, falar sobre seu projeto na empresa, mesmo que sozinho ou com um amigo que também está aprendendo, conseguimos nos preparar pra situação quando ela acontecer. Pergunte-se: como eu falaria isso ou aquilo em inglês? Como usar o inglês nesta situação? Se não souber busque vocabulário e expressões e pratique.
  3. ESQUECER UM POUCO DA GRAMÁTICA. Essa dica pode ser um pouco polêmica. Porém, se pensarmos como aprendemos nossa língua materna, no caso o português, desde o ventre da mãe ouvimos nossos pais conversarem em português. As crianças não aprendem a falar aos 2 anos por causa de um livro de gramática que ganhou da avó, por exemplo. Ela escuta 24 horas por dia o idioma e em algum momento começa a repetir os sons. Ela aprende por repetição. Ouve e copia. E assim aprende. É claro que a gramática é importante para “lapidar” nosso inglês, fazer com que a nossa fala e escrita sejam corretos, ou mesmo quando vamos prestar vestibular, concurso ou temos que dar uma palestra. Porém, devemos focar em ouvir e falar para chegarmos à fluência mais rápidamente.
  4. PLANEJAMENTO DIÁRIO. Esta dica é fundamental para se conseguir um resultado rápido. Assim como exercício físico que deve ser feito diariamente, o estudo do inglês também deveria ser. Disponha de 20 min a 1 hora por dia para ouvir e conversar em inglês. O importante é que as atividades não sejam entediantes. Assim você terá prazer em estudar.

Gostou das dicas? Então coloque em prática a partir de agora e se torne expert em inglês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *